• pabloalvino9

Marketing Esportivo

Atualizado: Abr 20


Cada vez mais forte e mais presente, o Marketing Esportivo vem se mostrando como uma ferramenta muito eficiente e lucrativa para gerar oportunidades de negócios.

E se engana quem acredita que essa estratégia funciona apenas para alguns segmentos de mercado. Por unir consumo e paixão, ele é uma excelente plataforma para quem busca novos métodos de uso do Marketing.

Marketing Esportivo é um segmento de marketing que tem como objetivo criar negócios e atrair clientes para empresas inseridas no universo do esporte. Para isso, as ações são implementadas envolvendo pessoas e instituições ligadas ao esporte: clubes, atletas, personalidades influentes, eventos e ligas, por exemplo.


Por que o Marketing Esportivo funciona

Tudo começa com a paixão das pessoas e também torcedores por um determinado esporte, time, evento ou atleta.

Independentemente da modalidade, ele certamente tem vontade de adquirir produtos relacionados ao esporte, concorda?

Em cima desse “fator passional”, as estratégias de Marketing Esportivo atuam para fomentar esse sentimento e atrair novos adeptos.

E as empresas aproveitam esse desejo para aplicar estratégias de vendas com o intuito de aumentar o lucro, sobretudo em épocas em que um determinado esporte está em alta.

Por isso, o marketing esportivo é um segmento que tem potencial para alcançar uma taxa de ROI (retorno sobre investimento) alto.


Como utilizar o Marketing Esportivo?

É comprovada a eficácia do Marketing Esportivo quando feito de maneira estratégica e inteligente.

A criação e desenvolvimentos de produtos, a divulgação de imagens de atletas e marcas e outras coisas apenas por si só não se sustentam.

A qualidade e produção de um conteúdo atrativo é extremamente importante e, comprovadamente, funciona. Os esportes movem multidões, tratam paixões e envolvem as pessoas de uma forma diferente.

Esportes não são somente esportes. Diante desse cenário, o Marketing Esportivo deve atuar para fazer a conexão entre a paixão, o entretenimento e o prazer de viver, sentir e presenciar o esporte em busca de provocar emoções nos indivíduos e, ao mesmo tempo, lucro e faturamento para as empresas envolvidas.

E essas empresas devem agir para serem vistas como parceiras dos times, não somente como um negócio que visa o lucro.

A imagem de uma empresa associada a um evento, atleta ou time, torna-a mais agradável aos olhos de todos.

As empresas se tornam parte das vidas dos indivíduos e serão lembradas de maneira positiva e saudosa.

Existem várias maneiras para se fazer o Marketing Esportivo, abaixo segue algumas delas:

Patrocínios

- Começamos a nossa lista com um dos fundamentos do Marketing Esportivo mais comum: o patrocínio. Ele pode ser para com clubes, atletas ou um evento. Nessa modalidade se paga uma determinada quantia para poder exibir a sua marca nas camisas, planejar aparições de determinado atleta em eventos da empresa, aproveitar visibilidade do evento etc.

Anúncios em estádios, campos, Centros de Treinamentos e escolas.

- Além de exibir a sua logomarca nos espaços públicos e aproveitar a visibilidade do local, também é possível comprar os Naming Rights da construção.

Publicidade on e offline

- A estratégia, que inclui mídias dentro e fora do ambiente virtual, conta com a presença de atletas e Instituições do futebol.

Eventos

- Comum entre as empresas que comercializam artigos esportivos, a realização de eventos é uma ótima oportunidade dentro dos fundamentos do marketing esportivo. Isso porque a maior vantagem é que a marca da empresa organizadora será a única do recinto, então a exposição dela é maximizada.


Conclusão

A indústria esportiva se tornou uma indústria bilionária a partir da promoção de eventos e torneios, licenciamento de produtos, patrocínio de times, clubes e atletas, Naming Rights e diversas outras vertentes de negócios relacionados.

O Marketing Esportivo se utiliza do conteúdo oferecido pelos esportes para oferecer serviços e produtos em diferentes formas aos públicos-alvo em questão.

E quando bem-feito, o Marketing Esportivo cumpre muito bem os seus objetivos: gerar vendas e lucros e garantir entretenimento e emoções para o público envolvido.




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo